As teoria de piaget e kohlberg
Essa teoria, não há inteligência inata, mas a sensibilidade para a razão, da afetividade e da moral se faz progressivamente em estágios sucessivos em que a criança ou bebê organiza o pensamento e o julgamento.
1.1 - Estágio Sensório Motor
Neste estagio Piaget, refere-se na qual, a maneira que o bebê, conhece o mundo, ou seja, predomina o desenvolvimento das percepções sensoriais e dos movimentos. Neste estágio, a inteligência do bebê evolui a medida que ele aprende a coordenar seus movimentos. Esta fase se dá de zero a dois anos.
1.2 - Estágio Intuitivo Simbólico
O segundo momento, começa a lógica infantil, sofrendo um salto para a descoberta do símbolo. A realidade pode ser então representada, não somente na “cabeça” da criança, a mesma passa externalizar e a representar por símbolos por causa, de suas lembranças motoras. Esta fase se dá dos dois a sete anos.
Um exemplo para esta fase é: quando pergunta para criança, quantos anos ela tem, aí pára um tempo, ela começa a contar os dedinhos e fala para quem a perguntou. Isto é representar os símbolos, ela precisa dos símbolos para armazenar e transmitir informação para o mundo. 1.3 - Estágio das Operações Concretas
No terceiro estagio, a logica deixa de ser intuitiva e passa ser operatória, a criança passa a armazenar uma ação, pelo exemplo anterior, a criança não necessitar de contar nos dedinhos para transmitir o resultado.
Do ponto de vista da moral, há uma introjeção do conceito de família e sociedade. Através dos jogos essa tendência se revela de maneira clara na preferencia de regras rígidas, como os de bola de gude.
1.4 - Estágio das Operações Formais
Finalmente, o último estágio é o da adolescência, onde são traçadas as características para a fase adulta.
O pensamento logico atinge o nível de se abstrair-se, significa que além de memorizar uma ação vivida, e capaz de se distanciar-se da experiência de tal forma poder hipotizar uma ideia.
O indivíduo