As montanhas da lua
O filme “As Montanhas da Lua”, do cineasta Bob Rafelson, é uma obra que retrata a expedição de Sir Richard F. Burton e John H. Speke em busca das nascentes do Rio Nilo. Apesar de, em primeira instância, parecer que apenas trata-se de uma aventura banal, o filme retrata como pano de fundo as relações da colonização européia em contraponto à cultura africana, assim como muitas questões essenciais no estudo da História da África.
É um filme em que instiga de maneira bastante eficiente ao conhecimento ainda maior acerca das motivações de ambos os lados – africanos e europeus. Além disso, pode-se vincular ao tema escravidão na África – anterior à colonização européia – fator desconhecido a maioria das pessoas. Permite, assim, uma visão abrangente da colonização, da exploração, da ciência no século 19, bem como, um panorama bastante rico do continente africano.
Resumo do Filme “As Montanhas da Lua”
Título Original :Mountains of the Moon, EUA, 1990
Gênero: Aventura
Duração: 136 min.
Distribuidora(s): Tel Vídeo/20.20 Vision
Produtora(s): Carolco Pictures, IndieProd Company Productions, Zephyr Films Ltd
O filme “As Montanhas da Lua” trata da história real das expedições empreendidas em conjunto entre Richard Francis Burton (Patrick Bergen) e John Hanning Speke (Ian Glen) em busca de mapear e encontrar a nascente do Rio Nilo, em meados do século 19. Seu roteiro baseado nos livros de Richard Burton e adaptados por William Harris e roterizados por Bob Rafelson, o próprio diretor do filme. O título refere-se a maneira como os nativos chamavam a nascente – Montanhas da Lua.
Speke, retratado na obra como um jovem nobre - inseguro e arrogante – une-se na África à expedição de Burton, um cientista e estudioso experiente. Logo ao início, denota-se o caráter e personalidade de ambos, quando a procura de Burton, Speke inadvertidamente invade uma Mesquita no momento das orações, as quais o primeiro participava.
Na primeira expedição, são tomados