As diferenças entre os mestrados profissional e o acadêmico
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
As diferenças entre os mestrados profissional e o acadêmico
Professor: Antônio Ney
Aluna: Lúcia Porto
As diferenças entre os mestrados profissional e o acadêmico.
Temos no Brasil algumas modalidades de especialização, pós graduação, elas são divididas em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.
As especializações e MBAs são classificadas como Lato Sensu, que se caracterizam em especial por objetivar formação de graduados permitindo o aprofundamento e o aprimoramento de conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais, especialização, aperfeiçoamento e Master Business Administration (MBA). É uma especialização é um determinado curso que visa o aprimoramento profissional dos formandos, sendo dirigidos prioritariamente ao mercado de trabalho.
A Stricto Sensu titula o estudante como mestre ou doutor no campo do conhecimento pesquisado, dando a este estudante a possibilidade de galgar os níveis mais elevados da carreira docente no ensino superior, sua principal característica está em capacitar mais intensamente, em tempo mais longo. Após a formação em disciplinas específicas, um longo período é dedicado à formulação de um problema novo focado na pesquisa feita no inicio do curso. Uma pesquisa stricto sensu é a produção de dissertação e tese, que provoquem e formulem novas teorias, para o assunto pesquisado e aos assuntos inter relacionados, podem aplicar teorias já existentes em novos problemas.
Vamos tratar neste texto, especificamente dos mestrados e suas modalidades, citando e analisando suas diferenças.
Mestrado: é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que objetiva possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. O