As cruzadas
Jonathan Duarte Martins
Profa. Dra.Regina dos Santos Alegre Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (HID0212) – Prática do Módulo III
21/01/13
RESUMO
O paper em pauta apresenta a trajetória de expedições organizadas pela Igreja e pelos nobres, essas expedições tinham por objetivo a libertação da Terra Santa (Jerusalém), localizada na atual Palestina. A Igreja e o Clero tinham objetivos distintos, porém os dois queriam um processo de expansão, uma queria levar a fé cristã para o Oriente, já os nobres queriam expandir territorialmente. O período que está sendo abordado é considerado o principal acontecimento dentro da Idade Média, o mesmo durou mais de duzentos anos, determinado por cruzadas, essa grande guerra do mundo Ocidental contra o mundo Oriental determinaria importantes mudanças no setor econômico da Europa e influenciaria diretamente na queda do Feudalismo.
Palavras-chave: Terra Santa. Idade Média. Cruzadas. Feudalismo.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste paper é desenvolver uma análise dos interesses da Igreja e do Clero, ou seja, representar quais eram os objetivos de ambas as partes. O paper não tem por objetivo se aprofundar-se em si nos combates que ocorreram nem na quantidade de expedições organizadas, e sim, destacar que as Cruzadas tinham interesses político, econômico e religioso. Também será mostrado o resultado dessa guerra que se estendeu do século XI até o século XIII.
2 OS INTERESSES QUE MOTIVARAM AS CRUZADAS
2.1 A LIBERTAÇÃO DA TERRA SANTA
A cidade de Jerusalém localizada hoje na atual Palestina, estava sob o domínio dos Muçulmanos que impediam os peregrinos de visitar a Terra Natal de Jesus Cristo, por esse motivo, o europeus passaram a querer não mais visitar a Terra Santa e sim dominá-la.
O termo Cruzadas foi empregado com propriedade de designar as expedições maciças, de caráter