As Contribuições da leitura para o desenvolvimento do aluno na alfabetização
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA ALFABETIZAÇÃO
Joselito Carvalho da Fonseca
RESUMO: O presente trabalho pretende contribuir com os estudos da área de Educação, especificamente aqueles que se referem à didática relacionada à leitura feita em sala de aula e suas contribuições para formação dos alunos, A pesquisa foi realizada através de análises bibliográficas, principalmente através do material referente ao programa Ler e Escrever, pois a partir da participação neste programa é que surgiu a idéia de elaborar um trabalho relacionado a este tema. Com este estudo, foi possível constatar que a leitura em sala de aula incentiva e estimula o aluno no seu desenvolvimento, podendo proporcionar sua autonomia para atuar na sociedade.
Palavras-chave: didática, desenvolvimento, leitura, sociedade.
INTRODUÇÃO
Este trabalho investigou as contribuições que a leitura em sala de aula exerce no desenvolvimento do aluno, assim como a maneira mais eficaz dela ser trabalhada.
A escola deveria ser por excelência, um lugar de livros. Para aprender a ler e para aprender a gostar de ler é essencial a relação dos alunos com os livros e com a leitura, tendo que ser, assim, uma rotina na sala de aula, construindo uma relação com o mundo das letras, possibilitando avanços a respeito da língua escrita e lhe atribuindo significado.
Entende-se que o papel do professor nesta etapa é de extrema importância, já que ele servirá de mediador entre o aluno e o conhecimento, juntamente com as trocas em sala de aula, tanto com o próprio professor como com seus colegas.
O programa Ler e Escrever desde abril de 2008, surgiu o interesse de investigar as contribuições e expectativas da leitura em sala de aula para o desenvolvimento do aluno, como também a melhor maneira dela ser trabalhada em sala de aula. Por este motivo foi realizada uma pesquisa bibliografia para constatar