As competências e habilidades necessárias a um mesmo cargo mudam conforme o tamanho e tipo de organização.
Título: As competências e habilidades necessárias a um mesmo cargo mudam conforme o tamanho e tipo de organização.
Disciplina: Introdução a Administração
Introdução
O papel do gerente contemporâneo é muito mais que distribuir funções e controlar as pessoas que estão encarregadas de realiza-las e supervisionar resultados. Trata-se muito mais da participação, da capacidade de se envolver e de organizar.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
O gerente necessita estar conectado diretamente ao ambiente no qual trabalha e nas pessoas que ali trabalham. Incentivar se tornou sinônimo gerenciar, assim como dedicar, envolver, compartilhar e acompanhar. Um gerente não deve ser impessoal e acreditar que seu papel está limitado a função de mandar, cobrar e obter resultados. Ele deve estar consciente de que precisa se relacionar com tudo que o cerca e juntamente com sua equipe trabalhar para melhor desempenho individual e coletivo, resultando em produção. O que mudou bastante nos últimos tempos é a questão do treinamento e motivação aliados, que hoje fazem parte da função de um gerente competente como características fundamentais. A motivação de uma equipe é necessária para o crescimento e produção, se tornando até mesmo mais fácil a convivência dentro do trabalho. A organização é outro ponto importante do papel do gerente, que deve ter controle sobre o que ocorre a sua volta.
Competências e habilidades demandadas do gerente
Habilidades de comunicação, negociação, de organização, resolução de conflitos e problemas, tanto pessoais quanto impessoais e isso requer paciência, prudência. É necessária também a capacidade de tomar decisões corretas em situações conflituosas. É necessário desenvolver compreensão, habilidades de liderança, que envolvem a motivação e uso da autoridade em equilíbrio. E é muito importante obter o bom senso e manter a autocritica, avaliar a si mesmo para