Artrópode - Resumo
Biologia
Introdução
Atráves da aula prática pudemos observar os vários tipos e classes de animais que compõe o Filo dos Artrópodes. Fomos até o laboratório, onde conseguimos analisar os animais lá presentes, dispostos em vidros e mostruários, pudemos pegar as espécies com pinças e coloca-las embaixo de uma lupa eletrônica, podendo assim analisar a grande quantidade de detalhes que cada classe possue.
Desenvolvimento
Classe Insecta
Geral:
Esta classe é a que abrange uma maior variedade de espécies dentro do filo arthropoda. Possuem exoesqueleto quitinoso como as demais classes, seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. O número de asas e antenas pode variar, insetos podem possuir nenhum par, um par ou dois de asas e nenhum ou um par de antenas. A maioria possui três pares de pernas (hexápodos). O aparelho bucal é adaptado à dieta. Há olhos compostos (omatídeos) e ocelos.
No sistema digestório se destaca a respiração feita por traqueias (Oxigênio direto aos tecidos) garantindo agilidade. O sangue não possui pigmentos e o sistema circulatório é fechado como as demais classes. A excreção é feita por tubos de malpighi. Os insetos são dioicos e seu desenvolvimento pode ser direto e indireto (metamorfose). Sistema nervoso ganglionar.
Fonte: apostila positivo e professora de biologia do Colégio de Aplicação Andréa Tozzo Marafon
Classe Crustacea
Geral:
O corpo dos crustáceos é divido em cefalotórax e abdômen. A maioria é marinha, mas há algumas espécies que são terrestres como o tatuzinho-de-jardim. Os crustáceos possuem dois pares de antenas, o número de patas é variado e não possuem asas. A respiração é branquial na maioria. A circulação é aberta como os insetos, mas possuem pigmentação (hemocianina). Já a excreção é feita por glândulas verdes ou antenais e a principal substância excretada é amônia. Nesta classe as espécies são hermafroditas e o processo de reprodução é