Artigo cientifico
|História da Educação dos Surdos |
|Prof. Daniel Cardena Miranda - Disciplina: LIBRAS |
|Nome: _Kelly Cristina Simão_____________________________ Cód:_20090372___________ |
1-) Na Antiguidade, qual era a concepção que se tinha da pessoa surda e como a Igreja Católica influenciou nessa concepção e educação dos surdos?
A igreja Católica tinha uma imagem de que os surdos não eram humanos pois, achavam que o homem nasceria à imagem e semelhança de Deus e portanto os surdos não se classificavam como filhos de Deus, e como não podiam se confessar oralmente, falar os sacramentos, achavam que suas almas ficariam mortais não podendo ser salvos.
2-) Como Gerolamo Cardano e Pedro Ponce de Leon mudaram a idéia que se tinha da pessoa surda na Idade Antiga e qual a contribuição deles para o início de uma Língua de Sinais na Idade Moderna?
Segundo Gerolamo que teve seu primeiro filho surdo, achava que a surdez não impedia do surdo ter conhecimento e instrução e depois de fazer algumas pesquisas observou que a escrita representavam os sons da fala.
Pedro era monge beneditino e usava sinais para se comunicar pois no monastério em que vivia havia o voto de silêncio além disso, há registros que uma família espanhola teve muitos descendentes surdos na qual dois desses descendentes foram para o mosteiro de Pedro Ponce de Leon e lá junto dele deram a origem a língua de sinais.
Suas contribuições foram dar início ao aprendizado à língua de sinais e difundi-la por toda a europa.
3-) Em 1620, houve um grande progresso nas tentativas de educar os surdos, como isso ocorreu?
O padre espanhol Juan Pablo Bonet, criou o primeiro tratado de ensino de surdos-mudos que iniciava com a escrita sistematizada pelo alfabeto, que foi editado na França com o nome de