Artificial intelligence e business intelligence
INTRODUÇÃO
Segundo Levine & Drang & Edelson (1998), a Inteligência Artificial (IA) é simplesmente uma maneira de fazer o computador pensar inteligentemente. Isto é conseguido estudando como as pessoas pensam quando estão tentando tomar decisões e resolver problemas, dividindo esses processos de pensamento em etapas básicas e desenhando um programa de computador que solucione problemas usando essas mesmas etapas. IA então fornece método simples e estruturado de se projetar programas complexos de tomada de decisão.
Os sistemas de Inteligência Artificial estão aparecendo em todos os lugares, na indústria da engenharia dos computadores, nos grandes negócios, na educação e na área militar. Capazes de subsidiar a resolução rápida e precisa de uma infinidade de problemas científicos complexos, de substituir o homem em tarefas arriscadas, repetitivas e estafantes, de auxiliar o usuário comum nas tarefas cotidianas e de proporcionar lazer e entretenimento a usuários de todas as idades.
A Inteligência Artificial, além de procurar compreender a formação da inteligência humana, propõe também a construção de entidades inteligentes.
(RUSSEL; NORVIG, 2004).
O BI quando implantado com os sistemas de informação adequados são valiosos para as empresas. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações. Torna-se fácil de entender agora que palavras como competitividade, globalização e qualidade fazem parte do dia-a-dia de empresas que usam esses tipos de sistemas.
O Business Intelligence é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em informação significativa. Permite, também, aos usuários analisar bases de dados para descobrir informações importantes, ajudando a organização a tomar decisões bem fundamentadas. Com o aparecimento da Internet, o BI tornou-se ainda mais importante, pois as organizações desenvolveram uma plataforma unificada para distribuir de forma