ARTESANATO COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO E EMPODERAMENTO DE MULHERES ASSENTADAS DA REFORMA AGRÁRIA

2101 palavras 9 páginas
ARTESANATO COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO E EMPODERAMENTO DE
MULHERES ASSENTADAS DA REFORMA AGRÁRIA
NEGRETTO, Carla ¹; SILVA, Márcia Alves da2.
2

¹Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFPel, bolsista PROEXT/UFPel; Professora do
Departamento de Fundamentos da Educação/FaE/UFPel, orientadora e coordenadora do programa.

Introdução
Embora a vida de muitas mulheres seja uma grande correria, com seus dias sempre ocupados, acumulando horas e horas diárias de atividades, que compõem o que os estudos de gênero - baseados em pesquisas - tem denominado de dupla (ou até tripla) jornada de trabalho (Cf. CARRASCO, 2003), sempre que são desafiadas a parar tudo o que estão fazendo para “fazer trabalhos manuais”, o artesanato passa de um vilão (algo que pode “prendê-las” ou “distraí-las”) para uma excelente opção, tanto de lazer como também de trabalho. Ao longo de anos atuando em extensão universitária com mulheres e utilizando o artesanato, temos percebido que a maioria das mulheres que passam por esta experiência deixa relatado que o artesanato é algo realmente motivador. Ser instigada a descobrir o próprio talento e a própria criatividade em cada oficina realizada é algo que transforma o ser humano em algo completamente novo.
O trabalho relatado aqui é parte de um programa de extensão em andamento, denominado “Gênero, educação e arte: artesania, arte popular e formação em oficinas de criação coletiva”, que busca articular diversas iniciativas, partindo do tripé ‘gênero, educação e arte’, no sentido de promover ações com mulheres que contribuam para um processo de emancipação e empoderamento das participantes. Essa experiência tem sido financiada pelo Edital PROEXT 2014.
Nosso programa de extensão busca incorporar grupos com perfis distintos de mulheres da região vinculados a diversos grupos de vulnerabilidade social, além de discentes da UFPel; professores/as e alunos/as da rede de ensino. A união destas diversas iniciativas e sua configuração em um Programa articula

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas