artes no ensino fundamental - desafios do professor
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 4 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Entrar em uma sala de aula e lidar com os desafios que se apresentam no processo de ensino-aprendizagem: é esse o cotidiano dos professores em todas as escolas do país. Por meio deste trabalho acadêmico queremos identificar o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão, seus objetivos e soluções para nossos desafios com essa disciplina tão abrangente.
A nossa relação com a arte, em suas mais diversas manifestações, é extremamente paradoxal. Por um lado, não vivemos sem obras de arte – por meio delas nos identificamos, imaginamos e desejamos. Por outro lado, desvalorizamos os artistas e os consideramos “loucos”, “irresponsáveis”, e “inúteis”.
Esse modo de pensar também está na escola. Ao mesmo tempo em que diversas teorias pedagógicas afirmam que a arte na escola pode auxiliar a construção da cidadania e na promoção de encontros pedagógicos alegres e cheios de vida, na prática da sala de aula a disciplina Arte acontece em apenas duas horas/aula semanais durante todo o ensino básico, em geral, abordando conteúdos que não têm a mínima relação com a arte feita fora da escola.
Por que isso acontece? Por que a arte é tão importante em nossa vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, causa tanto temor e receio, principalmente aos educadores?
Ao desenvolver esse trabalho, queremos suprir algumas dúvidas nossas como educadores de ensino fundamental I (1º ao 5º ano), encontrar algumas soluções para os desafios do educador, se tratando da disciplina Arte. Minimizando assim esse desconhecimento que causa tantos preconceitos e confusões.
2 DESENVOLVIMENTO
O primeiro e principal nó a ser desatado nas aulas de Arte no ensino fundamental I é definir o objeto de estudo desse componente curricular. Segundo os