Arte
HISTÓRIA
DA
ARTE
Nome : Beatriz A. Amorim
Turma : 21PU
Professora : Calina
Tema : Arquitetura Romana
Entrega do Trabalho: 26/03/13
INTRODUÇÃO
Roma chegou a governar o mundo. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa, parte da Ásia e África. A arte romana se destacou no período do século VIII A.C. ao século IV D.C. assim foi principalmente influenciada pelos etruscos e pelos gregos. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos, trouxeram muitas estátuas gregas para Roma. Eles eram muito religiosos, e se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos, como se nota em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego, mas suas ideias sobre a morte eram romanas e mais tarde cristãs. A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. Podemos identificar essas características através das funções para as quais foram construídas.
Desenvolvimento
Podemos ter uma clara ideia da arquitetura romana através dos impressionantes vestígios dos edifícios públicos e privados da Roma antiga e graças aos escritos da época, como o de arquitetura, um tratado de dez volumes compilado por Vitrúvio no fim do século I A.C.
Os templos romanos foram o resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos: planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Os romanos conservaram as tradicionais ordens gregas (dórica, jônica e coríntia), mas inventaram outras duas: a toscana, uma espécie de ordem dórica sem estrias na fuste, e a composta, com um capitel criado a partir da mistura de elementos jônicos e coríntios. A Maison Carrée, da cidade francesa de Nimes (c. 16 D.C.) é um excelente exemplo da tipologia romana templária. Na península Ibérica, subsistem alguns restos arqueológicos de