Arte Em Gestalt Terapia Ofc

454 palavras 2 páginas
FICHAMENTO
Texto: Arte em Gestalt - Terapia
Autor: Joseph Zinker

É necessário gerar nos participantes o conhecimento de sua energia e a capacidade para apreciar o ritmo e o movimento, por isso é importante usar música, para estimular o processo do qual a pessoa pode assumir a autoria no nível visual e também em camadas mais profundas da sensação.
Há várias áreas nas quais podem ser trabalhadas. Uma delas é a energia, com o fato das pessoas entrarem em contato com suas partes que estão doloridas, elas não são de fácil acesso, alguma determinada área pode estar como “fechada”, em vez de dolorida. Se vocês conseguirem manter contato com essa parte fechada e entrar nela, serão capazes de recuperar a energia para poder entrar em contato consigo crescer, pintar, precisam tornar-se conscientes de onde sua energia está presa e do que podem fazer para libertá-las.
Outra área importante para experiência criativa é o processo. Permitam-se ter fé nas várias experiências enquanto estiverem trabalhando, sem se fixar em alguma meta preciosa que se não for alcançada, os deixará aborrecidos consigo. O processo os levará onde precisam ir.
O tema é a terceira área a ser trabalhada, ou seja, o tema que vocês querem desenvolver. Vocês podem aprofundar esse tema e desenvolvê-lo do jeito que quiserem. Cada processo começa com tempo para firmar o corpo no chão e localizar sua energia corporal, para que cada um consiga estar inteiramente presente nesta experiência. Movimentando o giz no ar e depois são instruídos a fazer marcas no papel, usando a música como propulsor. Não há desenhos certos ou errados. Algum tempo depois cada participante mostra seu desenho e assumem a autoria do que estão sentindo.
Para começar outro processo, “a experiência da massa: escultura”, com olhos fechados, iremos nos concentrar na respiração e entrar em contato onde a energia está instalada ou paralisada e assim irradiar essa energia até os braços, depois abrir os olhos e pegar um pouco de argila, fechar

Relacionados

  • C. G. Jung e seu mito em nossa época
    110487 palavras | 442 páginas
  • Auto-ajuda
    163971 palavras | 656 páginas
  • Livro sobre pesquisa
    67529 palavras | 271 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas