arq e urb
Dr. EDMUNDO ULSON
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
NOME:
Renascimento
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo como parte dos requisitos para aprovação na disciplina “História da Arquitetura, do urbanismo e do Paisagismo I.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: RAQUEL E. O. FERREIRA
01 DE DEZEMBRO DE 2009
O termo renascimento foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao descobrimento do Mundo e do homem no século XVI. O historiador suíço
Jakob Burckhardt ampliou este conceito (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.
Renascimento é o nome que se dá ao período da história européia, caracterizado por um renovado interesse pelo passado grego-romano clássico, que vai do século XV ao século XVI. Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, o renascimento significou um retorno às formas e proporções da antiguidade greco-romana.
Durante o séc. XIV surgiu o Humanismo: baseia-se na experiência racional. As universidades libertam-se da igreja. A única fonte literária de que os humanistas dispunham, no que se refere à arquitetura da Antigüidade clássica, eram os dez livros de arquitetura do engenheiro militar e arquiteto romano Vitrúvio, um tratado escrito por volta de 25. A . C .
Ao descrever um universo como uma construção arquitetônica, Vitrúvio desenvolve, com base nesta idéia, leis para o cosmo e para a arquitetura. Os termos técnicos incluídos neste tratado de arquitetura da Antigüidade clássica (o único da época que se conservou) são utilizados até hoje.
Platão, Aristóteles, Virgílio, Sêneca e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos. Desse