Areás de trabalho em crescimento
Tendo um Técnico ou Engenheiro em Automação ele vai abranger varias áreas diferentes, elétrica, comandos elétricos, eletrônica, programação em controles lógicos, hidráulica e pneumática noção de robótica, mecânica técnica, resistência de materiais, CNC, instrumentação entre outros.
O técnico em automação vai ter uma noção de cada matéria e com isso vai poder aplicar em campo ou até assinar projetos e fazer avaliação do que vai ser montado, ou até automatizar uma maquina.
Na elétrica vai aprender como é gerada a eletricidade, calcular resistência elétrica dos materiais, corrente (I), tensão(V) e resistência (Ω), potencia(W) e os cálculos vão dos mais simples até os mais complexos.
Comandos vão aprender a descobrir potencia W (CV) de motores, como são feitos calcular rotação, montar comandos para partidas automáticas ou manuais temos aulas teóricas e laboratório e assim podemos ter uma noção melhor dos dispositivos que são usados nos comandos e fazer diagramas de comando e potencia.
Eletrônicas vão calcular correntes, enrolamentos da primaria e da secundaria, potenciatipos de transformadores, tipos de componentes eletrônicos, circuitos eletrônicos, fontes rebaixadoras chaveadas ou não, funcionamentos de sensores e muito mais.
Programação em linguagem Lauder, binário hexadecimal, programação em CLP (Controlador
Lógico Programa) e controladores programáveis.
Hidráulica e Pneumática calcular pressão, diâmetros, vazão, funcionamentos, cilindros
(Pistão), elementos de comandos, válvulas, sistemas de inter travamentos, e usar programas para essa finalidade.
Mecânica técnica, calcular todos os tipos de velocidades, redução, torque, força, números de dentes em uma engrenagem, tempos, freqüência, dimensionar cabos, cordas etc,para suportar os pesos