Apostila historia da moda
HISTÓRIA DA MODA
Idade Contemporânea: Século XX
Professora Julyana Biavatti
APOSTILA DE HISTÓRIA DA MODA
2
Anos 10
A partir do século XX o estudo da história da moda passa a se dar por décadas, uma forma didática e também necessária, por contada aceleração do processo de mudanças que se evidenciou nas linhas da moda. Os anos de 1914 a 1918 foram marcados pelo conflito da Primeira Guerra Mundial. Os tempos mudaram. A presença do homem na guerra fez com que as mulheres de diversas classes sociais passassem a atuar em diversos setores antes masculinos: “(...) da área de saúde aos transportes e da agricultura à indústria, inclusive a bélica. Foi o começo da emancipação feminina, uma necessidade durante a guerra e, depois dela, um hábito” (BRAGA, 2007, p.70).
no vestuário feminino: o fim dos espartilhos, em fim os corpos estavam libertos dos amortizantes apertos na cintura. Os tempos eram outros e seria impossível para as mulheres, agora trabalhando, manterem os antigos hábitos da silhueta ampulheta. A necessidade de mudança estava latente e Poiret a captou e deixou seu nome marcado na história da moda. Abrindo sua própria mainson em 1903, Poiret projetou seu nome com um modelo de casaco kimono muito controverso, mas em 1909 ele já havia conseguido fama. Iniciou se a onda oriental na moda, com cores fortes, drapeados suaves, saias afuniladas e muitos botões, sendo os enfeiteis favoritos da época. Poiret pregava uma forma mais solta e fluída para o vestuário. Poiret também investiu no que, na época, era pouco usual, mas que hoje se tornou um padrão entre as grandes marcas; a expansão vertical da linha de produto. Em sua Maison era possível encontrar, além de suas roupas, móveis, artigos para decoração e perfumes.
Criação de Poiret A moda sofreu uma série de transformações neste período. O francês Paul Poiret, foi o responsável pela grande mudança
Vestido azul estampado com rosas, marca registrada de Poiret Mas