APOSTILA FORMA O GERAL
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O BRASIL E SEUS HIATOS
Quais semelhanças e diferenças podemos apontar entre o evento mostrado no filme e os atuais “rolezinhos” que ganharam espaço na mídia recentemente?
REFLETINDO SOBRE A REALIDADE
Quais as tensões que o “rolezinho” suscita entre as instituições e setores [indicados abaixo] de nossa sociedade?
1
Exclusão social: uma reflexão
O "Atlas da Exclusão Social" de Márcio Poschmann (Cortez 2004) nos mostra que há cerca de 60 milhões de famílias, das quais cinco mil famílias extensas detém 45% da riqueza nacional. Democracia sem igualdade, que é seu pressuposto, é farsa e retórica. Os rolezinhos denunciam essa contradição. Eles entram no "paraíso das mercadorias" vistas virtualmente na TV para vê-las realmente e senti-las nas mãos. Eis o sacrilégio insuportável pelos donos do shoppings. Eles não sabem dialogar, chamam logo a polícia para bater e fecham as portas a esses bárbaros. Sim, bem o viu T. Todorov em seu livro "Os novos bárbaros": os marginalizados do mundo inteiro estão saindo da margem e indo rumo ao centro para suscitar a má consciência dos "consumidores felizes" e lhes dizer: esta ordem é ordem na desordem. Ela os faz frustrados e infelizes, tomados de medo, medo dos próprios semelhantes que somos nós.
Fonte: cartamaior.com.br
ATIVIDADE ESCRITA
Podemos afirmar que o “rolezinho” torna visível quem muitas vezes nos parece invisível?
MECANISMOS LINGUÍSTICOS: COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê / diz.
Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto.
Essa