apostila de contabilidade
1. BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
A história da Contabilidade é tão antiga quanto à própria História da Civilização, estando presa às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse, além de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Essa história está revestida de fatos que demonstram uma evolução muito lenta no tempo, prendendo-se em suas manifestações primeiras, exclusivamente, à própria história das Contas, ou seja, fazer daquilo que se tem ou daquilo que deverá ser entregue a terceiros. Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção, etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
1.1.
Para que serve a Contabilidade?
A Contabilidade surgiu na pré-história. Provavelmente desde o primeiro momento em que o
Homem se tornou proprietário de alguma coisa, já utilizou algum sistema de controle. O primeiro contador foi um Pithecantrophus Erectus. Começou no dia em que um pastor da pré-história ficou na dúvida se tinha conseguido trazer de volta todas as suas ovelhas de volta para o curral.
Então, ele teve uma idéia. Toda manhã quando elas iam saindo, ele ia colocando uma pedrinha num buraquinho. Quando elas iam voltando, ele ia tirando pedrinha. Se sobrasse pedrinha, é porque tinha faltado ovelha e ele então voltava para procurar. Assim, de uma forma bem genérica, podemos