apologia de socratesssss

763 palavras 4 páginas
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO-UNICAMPO
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PERÍODO: 1º
ALUNOS: ALINE VERES DE ARAUJO TATIANE MATOS BENJAMIM PATRICIA GOMES

ÁPOLOGIA DE SÓCRATES

APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza e da alma humana.
Sócrates era considerado por seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Conhecemos seus pensamentos e idéias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofonte. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
Em função de suas idéias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 a.C.

APOLOGIA DE SÓCRATES
A obra realizada por Platão, “Apologia de Sócrates”, é definida por um diálogo que ocorre entre o filósofo Sócrates e seus acusadores na cidade de Atenas.
Em um determinado momento em Atenas, sucede uma acusação contra Sócrates sendo o processo Meleto, isto é, foi processado, pois diziam que ele pervertia a

Relacionados