Ap2 cederj Sociologia

852 palavras 4 páginas
1

Roteiro para as Correções da AP2 de Sociologia e Educação aplicada em 12 de novembro de 2011

1ª questão (2,5 pontos): Por que o professor, a partir do século XX, pode ser considerado um trabalhador do setor de serviços?
O capitalismo em suas diferentes fases criou novas funções e ocupações.
No século XX, o capitalismo ampliou o processo de industrialização e desenvolveu o setor de serviços. Podemos constatar que algumas características do processo de produção capitalista estão presentes no trabalho do professor, como: a perda do controle do trabalho, o excessivo parcelamento (especialização das atividades docentes) e, principalmente, o aumento de atividades exercidas pelo professor.
2ª questão (2,5 pontos): Destaque três pontos negativos do isolamento docente. O isolamento do docente está vinculado a um sentimento de posse da sua sala de aula, sua turma, seus alunos; enfim, tem um sentido patrimonialista, bastante pernicioso à cultura escolar. Por uma infinidade de razões históricas, a cultura do docente tem defendido sua autonomia e independência profissional – o famoso princípio da liberdade de cátedra – com as armas do isolamento, da separação, da ausência de contraste e separação. Essa

autonomia

profissional

equivocada

permite

a

multiplicação de pequenas e fragmentadas facções: cada professor dentro de sua sala de aula; cada professor como dono e senhor de seu espaço; cada professor sentindo-se livre das pressões e dos controles externos; cada professor pleno de poderes para governar, mesmo que o faça de modo arbitrário e caprichoso.
O isolamento profissional dos docentes promove uma limitação às novas idéias e às melhores soluções, permite que o estresse se interiorize, impede o reconhecimento e o elogio do êxito e, ainda, promove a permanência dos professores incompetentes – causando prejuízos aos alunos e aos próprios colegas docentes.

2

3ª questão (2,5 pontos): Durkheim, Marx e Weber são

Relacionados

  • mepa
    5300 palavras | 22 páginas
  • administração
    16876 palavras | 68 páginas