ANÁLISE DO TEXTO A DEMOCRACIA NA AMÉRICA DE ALEXIS DE TOCQUEVILLE
José Eduardo Parlato Fonseca Vaz: advogado militante em São Paulo e consultor jurídico, mestrando em Direito Constitucional pelo Centro Universitário FIEO e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1827216090137656
DA OBRA:
Título: A DEMOCRACIA NA AMÉRICA
Autor: Alexis de Tocqueville
SINTÉTICA BIOGRAFIA DO AUTOR:
Alexis Charles Henri Maurice Clérel de Toquevile, também conhecido como Visconde de Tocqueville ou Alexis de Tocqueville, nasceu em Paris em 29 de 1905 e faleceu em 16 de abril de 1859, na cidade de Cannes.
Tomou contato com o “mundo das idéias” por valta dos 16 anos de idade, quando começou a ler as obras constantes na biblioteca de seu genitor (que era um aristocrata francês), quando se deparou com obras de autores Iluministas.
Estudou Direito em 1827, face a importância do seu genitor na aristocracia francesa, foi nomeado juiz em Versalhes, quando a regência da monarquia era feita pelos Bourbon.
Em 2 de abril de 1831, Tocqueville foi para os EUA, no navio americano Lê Havre e lá ficou nove meses pesquisando a democracia americana, e quando do seu retorno para França editou um livro analisando a democracia da América, sendo que Raymond Aron colocou em evidência sua contribuição à sociologia.
SÍNTESE DA OBRA:
Na introdução do texto, relata o autor, que em sua visita aos Estados Unidos, o que mais lhe chamou a atenção foi a igualdade de condições.
Relata que o estudo que fez sobre a democracia americana, teve como escopo extrair ensinamentos que pudessem ser aproveitados em sua terra natal.
No inicio do texto, afirma Tocqueville que:
“...Foi na Nova Inglaterra que se combinaram os dois ou três princípios que hoje constituem as bases da teoria social dos Estados Unidos... os imigrantes que foram para a Nova Inglaterra pertenciam à classe média da metrópole.”
Com a