Análise do filme Children's Education for Death (pré-projeto)
FACULDADE MARTHA FALCÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ÊNFASE EM JORNALISMO
THAIS SOUZA PASSOS
ANÁLISE DO FILME CHILDREN’S EDUCATION FOR DEATH
Manaus – AM
2014
THAIS SOUZA PASSOS
ANÁLISE DO FILME CHILDREN’S EDUCATION FOR DEATH
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Projeto Experimental I, ministrado pelo prof. Me. Carlos Fábio Morais Guimarães, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projetos Experimental II.
Manaus – AM
2014
SUMÁRIO
3
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
HIPÓTESE 6
JUSTIFICATIVA 7
OBJETIVOS 8
REFERENCIAL TEÓRICO 9
METODOLOGIA 12
CRONOGRAMA 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A história do cinema sofreu uma profunda modificação quando o cinema americano passou a ser dominante em relação ao mercado original europeu. A partir desse momento, muitas das produções americanas padronizavam a imagem dos Estados Unidos enquanto nação, exaltando seus valores em detrimento aos valores estrangeiros.
Dentro desse contexto, estão filmes de diversos gêneros, incluindo as famosas animações de Walt Disney. O que nos leva ao tema desta pesquisa.
Uma dessas animações de Disney, o curta Children’s Education for Death, é um perfeito exemplo dessa exaltação da pátria, tão pregada pelos EUA, ao mostrar como seria a vida de uma criança nascida na Alemanha de Hitler, ou Alemanha hitlerista. Baseado no livro homônimo de Gregor Ziemer, essa animação, lançada em 1943 e dirigida por Clyde Geronimi, foi, inclusive, indicada ao Oscar de Melhor Filme com Propaganda Anti-Nazista, de 1945.
Uma vez que o curta, por ser uma animação, supostamente não poderia conter linguagem forte e imagens com alto teor gráfico, mas quebra completamente esta regra ao mostrar, por exemplo, a distorção de histórias de contos de fadas, que passam a ser contados no ponto de vista do nazismo,