ANTONIO, Jorge Luiz. . Impressões da cidade em palavras-pinceladas de uma poesia-pintura de Cesário Verde
Camila Ferreira – 3º Período.
ANTONIO, Jorge Luiz. . Impressões da cidade em palavras-pinceladas de uma poesia-pintura de Cesário Verde. Revista do CEUNSP, Itu, SP, v. 3, p. 103-140, 1999.
Jorge Luiz Antônio responsável pela elaboração da referida dissertação para obtenção do título de mestre, assegura no preâmbulo de se sua obra qual será, em suma, o objeto de estudo que colaborou para elaboração de sua tese. Através de sua obra pretende-se exemplificar a relação que há entre a poesia e a pintura no final do século XIX.
Antônio afirma que pintura e poesia em sua tese serão analisadas sobre o olhar do Impressionismo. Para isso, veremos como é observado o Impressionismo na pintura e suas respectivas técnicas que colaboram para poesia impressionista. A técnica pictórica, como exemplifica o autor, auxiliou na busca por uma estrutura que seja comum entre pintura e poesia.
Pelo viés do impressionismo na linguagem poética de Joaquim Cesário Verde que observaremos em sua obra, que os motivos que envolvem essa escolha se restringem no interesse de observar a realidade multifacetada e a plasticidade na sua linguagem poética. Antônio posiciona Cesário na literatura portuguesa e para elucidarmos sobre esse posicionamento, o autor enfatiza algumas características básicas sobre o poeta que vão do ano de nascimento ao obtido.
O Parnasianismo, como mostra o autor, foi quem influenciou os trabalhos do Cesário Verde. Embora, há evolução da obra de Cesário para o realismo dialético, onde inicia-se o registro das imagens contrapostar entre o cotidiano e o campo, foi rápida e significativa. O poeta não só marcou a transição do Realismo para o Romantismo, como foi responsável pela inversão de valores existente na relação poeta x mundo.
A escrita poética de Cesário serviu como ponto de partida para várias tendências de vanguardas e do modernismo de seus países. A posição que assume Cesário Verde na poesia é clara no fato de o