antologia
É importante ler as poesias do século XIX, pois marca o período do verdadeiro nascimento da nossa literatura. Nele, enriqueceu-se admiravelmente a poesia, criaram-se o romance e o teatro nacionais e formou-se o circuito autor-obra-público, tão necessário ao estímulo da vida literária.
Com a vinda da família Real portuguesa para o Brasil, em 1808, dos atos de D. João VI que tiveram ressonâncias culturais significativas destacam-se: a abertura dos portos às nações amigas; a criação de bibliotecas e escolas superiores; a permissão para o funcionamento de tipografias (de onde surgiu o jornalismo, importante agente cultural do século XIX). Os Poemas do século XIX são vistos como "um ato de brasilidade" pois abandonaram aos poucos o tom lusitano em favor da fala brasileira, ressaltando o nacionalismo.
Quem lê viaja...viaja para a emoção num mundo repleto de fantasias, repletos de dilemas, adentra a alma do "eu poético" sente a evolução tb da língua portuguesa do século XIX... As três gerações, nacionalista, Ultraromântica, Condoreira, traçam tb um importante painel do Brasil na época da Monarquia. Na primeira geração romântica, através da poesia percebemos a certeza