ANTEPROJETO GLENDA 1
FACULDADE SALVADOR
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE FISIOTERAPIA
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO CARDÍACA NA FASE II EM CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA
GLENDA ISIS OLIVEIRA CERQUEIRA
Salvador
2014
Instituto Salvador de Ensino e Cultura – ISEC
FACULDADE SALVADOR
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE FISIOTERAPIA
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO CARDÍACA NA FASE II EM CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA
Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Facsal, como requisito parcial para a avaliação da disciplina Politicas Públicas e Inclusão Social, sob a orientação da Professora Maiara Lefundes / Especialista; co-orientadora Maria Verônica Couto – Especialista.
Salvador
Novembro, 2014
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
2
PROBLEMA
3
JUSTIFICATIVA
4
4.1
4.2
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
5
METODOLOGIA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século passado os avanços científicos e tecnológicos foram determinantes para a ampliação das técnicas cirúrgicas, criação de novos aparelhos diagnóstico, monitoração e ventilação mecânica, e de apoio ao tratamento de diversas doenças (1, 2, 3, 4).
As cirurgia cardiovasculares que levavam ao óbito pré, peri e pós-operatório, cada duas entre três pacientes operados, passou a oferecer menores índices riscos e de perdas. Sabe-se, porém, que o sucesso da medicina e suas potencialidades se deveram, em grande parte, a criação de uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, e principalmente, das doenças cardiovasculares(2, 3).
Contudo, apesar da modernização dos procedimentos utilizados nas cirurgias cardíacas, a função pulmonar continua sendo prejudicada, pois cerca de 65% dos pacientes, desenvolvem em seu pós-operatório, complicações respiratórias, tais como: atelectasias e pneumonias (5,7,8).
A ocorrência de tais doenças