Anova ldb
RANÇOS E AVANÇOS
A nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), sancionada em dezembro de 1996 (Lei n° 9.394, de 20/12/1996, publicada no Diário Oficial da União a 23/12/1996. Ao lado de ranços que a Lei preserva, há avanços incontestáveis . A LDB é uma lei "pesada, que envolve muitos interesses orçamentários e interfere em instituições públicas e privadas de grande relevância nacional como escolas e universidades. Nessa Lei, a formulação é branda, mostrando o caminho futuro para a escola de tempo integral como algo que a sociedade irá naturalmente exigir. No art. 34, ao falar da jornada escolar estabelece pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula"sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola". A educação sempre teve um papel importante em qualquer período da nossa história e sempre foi manipulada em favor do poder hegemônico-político cuja única finalidade era manter sua posição dominante.
A educação passou e vem passando por grandes transformações com o objetivo de transformar o homem e a sociedade. As escolas de hoje estão comprometidas com os ambientes sociais, econômicos e político contemporâneo que exige maior atenção dos educadores e dentre esses, está Pedro Demo, que trás uma importante contribuição ao analisar de forma crítica, reflexiva e construtiva a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei Darcy Ribeiro – sancionada em dezembro de 1996 (Lei nº9.394, de 20/12/1996, A Nova LDB constituída de 92 leis graças à intervenção do então Senador Darcy Ribeiro, envolvem interesses orçamentários e interfere em instituições públicas e privadas fazendo referência ao futuro do país e expressando, conforme Demo, de forma tímida mais importante à potencialidade da educação.
O Senador Darcy Ribeiro, buscou caracterizar a lei com um texto mais enxuto com tópicos sintéticos e mais fáceis de serem aprovados, textos mais flexíveis e menos monstruosos. É como se as leis tirassem