Angola e sua divisão politico administrativa
A sua maior altitude encontra-se no Morro do Môco, na Província do Huambo, a 2.620 metros. País de climas bem distintos, Angola apresenta desde o clima seco do deserto, ao tropical chuvoso de savana, e temperado por efeito da altitude. As principals bacias hidrográficas são dos rios Zaire, Mbridge, Kwanza (a maior), Queve, Kunene e Kuando. O rio Kwanza com 1.000 Kms de extensão e o maior e mais navegavel rio angolano. As celebres quedas de Kalandula formam-se no rio Lucala, seu afluente.
A flora apresenta cinco tipos de zonas naturais: flora húmida (Maiombe), savana associadas a mata (Luanda), savana seca com árvores e arbustos (a leste), estepe, ao longo de uma faixa costeira (Sumbe) e desértica, no extremo sul do país (deserto do Namibe) que nos oferece uma espécie única no mundo - a Welwitchia Mirablis - que não possui caule e apresenta unicamente raízes e folhas.
A fauna é notável, desde a Palanca Negra Gigante no Parque Nacional de Kangandala na província de Malange, os gorilas e chimpanzes no Maiombe, à seixa, pacaça, elefante, cabra de leque, guelengue do deserto, hiena, leão, leopardo, hipopotamo, no Parque