Anemismo e Xamanismo

2945 palavras 12 páginas
CULTURA RELIGIOSA
ATIVIDADE: ANIMISMO E XAMANISMO
NOME: GUSTAVO FERNANDES FERREIRA TOBIAS DATA: 18\10\2013

ANIMISNO

Etimologia e Doutrina

Ideologia ou crença de acordo com a qual todas as formas identificáveis da natureza (animais, pessoas, plantas, fenômenos naturais etc) possuem alma. Animismo deriva da palavra latina anima, que significa alma, esta religião atribui espírito a objetos inanimados, crêem também, que o espírito do homem pode voltar em um animal, e que os animais têm espírito, admitem que existe vida pós-morte, dizem que muitas vezes os espíritos ficam rondando os antigos locais de suas habitações. O animismo encontra-se nos fundamentos de algumas religiões, ou ritos, como o xamanismo e o politeísmo e nos modernos neopagãos, como os ecopagãos, que se descrevem como animistas, demonstrando que respeitam a diversidade dos seres vivos e espíritos, que junto aos seres humanos, partilham o universo, o cosmos.
As forças da natureza, como o sol, a chuva, o trovão, o relâmpago e etc, sempre exerceram um grande fascínio sobre o homem, principalmente no primitivo, que por não os compreender, passou a acreditar que eram deuses, e que eles podiam intervir na vida dos homens, consequentemente, deveriam ser venerados e cultuados, como forma de atrair-lhes a proteção. Este é o fundamento do animismo, que pode ser considerada como a primeira manifestação religiosa do ser humano.
Em vista do espiritismo, o animismo é a comunicação da própria alma do médium. Em todas as comunicações mediúnicas é necessário levar em consideração o fator anímico. Todos os médiuns possuem problemas anímicos, ou seja, dificuldades provenientes do seu próprio espírito e personalidade. É comum que essas anormalidades emocionais ou psicológicas aflorem durante o transe mediúnico. A alma do médium também pode comunicar-se, comportando-se como se fosse outra entidade espiritual. O animismo também pode ser considerado a influência que a alma do médium exerce

Relacionados