Anatomia Humana E Sistema Esquel Tico
Prof. Willian Sales
CRBio 50100/07-D sallesbio@hotmail.com Sistema Esquelético
Conceito do Esqueleto
- Osteologia, em sentido restrito e etimologicamente, é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo o esqueleto. - Assim sendo o esqueleto é definido como um conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias funções.
- Por sua vez os ossos são definidos como peças rijas, de número, coloração e forma variáveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto.
Sistema Esquelético
Funções do Esqueleto
Como funções importantes do esqueleto podemos apontar:
- proteção como órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central.
- sustentação e conformação do corpo.
- local de armazenamento de cálcio e fósforo
- sistemas de alavancas que movimentadas permitem os deslocamentos do corpo.
- local de produção de células do sangue.
pelos
músculos
Sistema Esquelético
Tipos de Esqueleto
- O esqueleto pode – se apresentar com todas as peças ou com ossos isolados inteiramente uns dos outros. Portanto temos esqueletos desarticulados e esqueletos articulados.
Sistema Esquelético
Divisão do Esqueleto
- O esqueleto pode ser dividido em duas grandes porções. Uma mediana formando o eixo do corpo, e composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco sendo denominada de esqueleto axial.
- E outra formada pelo esqueleto apendicular. - A união entre essas duas porções se faz por meio de cinturas: escapular que é constituída pela escápula e clavícula e pela pélvica, constituída pelos ossos do quadril.
Sistema Esquelético
Número de Ossos
- No indivíduo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgânico, o número de ossos é de 206. Este número varia se levarmos em consideração os seguintes fatores:
- Fatores etários: do nascimento à senilidade há uma diminuição do número de ossos.