analogia de filosofia
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
VIVIAN SOUZA GOMES
BIO 033
TRABALHO DE ANALOGIA FILOSÓFICA DOS VIDÉOS .
“ A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO E MATRIX”
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Nilton Lins, solicitado pelo Prof. Jander , educador do curso de Filosofia , para a obtenção da nota parcial do 1° Bimestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
MANAUS-AM
2014
Analogia Filosófica.
“ A alegoria da caverna de Platão e Matrix”
Refere-se a situação do ser humano frente ao conhecimento.Através da Alegoria da caverna de Platão que tenta mostrar a existência de dois mundos; o mundo limitado(sensível) e o mundo inteligível ( mundo das ideias)
Seu mito se dá através de uma experiência onde se cria desde o nascimento prisioneiros que crescem algemados e imóveis com posicionamento para uma parede onde reflete sombras geradas por pessoas e objetos que são refletidas por um feixe de luz e uma fogueira. Neste mundo os prisioneiros julgam viver na realidade e que o mundo e o vivem, ate um dia um dos prisioneiros ser libertado e conhecer o verdadeiro mundo em que vivemos, o homem agora em liberdade encoraja-se para contar a verdade para os demais prisioneiros, mas os mesmos acham que seu amigo enlouqueceu, neste mito podemos associar a caverna com o mundo limitado, os prisioneiros com a humanidade, e as demais pessoas como o mundo das ideias.
Em Matrix a historia se baseia em torno do suposto libertador da verdade chamado Neo que sofre com pesadelos em que existe um outro mundo. Quando o mesmo encontra Trinity descobre que seus pesadelos são realidades e então sai em busca da verdade e o que é Matrix. Em sua busca descobre um mundo codificado, a luta entre humanos e maquinas e que a Matrix cobre o mundo para que não se veja a verdade