Analise tactil e Visual
IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL DOS SOLOS
Jairo Pedroso Protasio RA: 133097
Profª. Mirian Zatta
Mecânica dos Solos - Laboratório
Sorocaba – SP
1. Objetivo
Adquirir conhecimento de como realizar a análise táctil e visual dos solos;
Comparar, caracterizar e classificar as amostras de solo.
2. Introdução
O solo é um material heterogêneo, devido a essa característica pode-se afirmar que os solos são materiais pontualmente diferentes, assim sendo necessários e importantes os resultados de ensaios e análises.
Para a execução de uma obra civil, mineração ou meio ambiente requer um conhecimento do subsolo onde será implantada, faz-se necessário caracterizar e classificar os solos para prever os seus comportamentos mecânicos e hidráulicos. Deste modo, é necessário um programa de investigação das camadas constituintes do subsolo, até a profundidade desejada. Este programa é composto de análises de campo (in loco) e ensaios de laboratórios. A análise conjunta dos fatores específicos e fatores econômicos é que irá determinar para cada caso qual será o programa de investigação a se adotar.
Um método prático de identificação de solo é o procedimento táctil e visual, baseia-se em conjunto de testes simples e rudimentares, entretanto, nos fornecem informações importantes e devem ser realizados com critério, assim realizando uma identificação preliminar dos tipos de solos encontrados no perfil, bem como avaliar as condições naturais.
Esse tipo de ensaio é realizado para determinar características predominantes do solo e, a partir disso, as demais características, no qual busca-se a segurança para a realização da construção.
3. Materiais
Almofariz;
Pistilo;
Proveta volumétrica;
Tábua de vidro;
Espátula;
Pisseta;
Amostras em pó e sólida (2 torrões).
4. Métodos
Inicialmente recolhe-se 3 amostras distintas, para cada amostra adotada realiza-se 7 testes: táctil e