Analise sobre café filosofico
CAFÉ FILOSÓFICO
Análise sobre o debate
Larissa Cabrino
Beatrice Castro
SÃO PAULO – SP
MAIO – 2014
O café filosófico abordou vários temas, mas principalmente drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, e sua utilização é decorrente da cultura.
Drogas são vendidas em toda parte em que há demanda, independentemente da qualidade das polícias e da repressão, podemos citar alguns problemas que são causadas com sua proibição: cresce o tráfico, a corrupção e consumo, se transformando muitas vezes em “traficantes” como caracteriza o estado, as zonas periféricas são as que mais sofrem, pois existe pobreza e nenhuma estrutura social, sendo o principal alvo de culpa dos problemas sociais.
Motivos para a legalização de drogas:
- O governo usa a proibição como uma “parede” para encarar os fatores sociais e econômicos que levam as pessoas a usar drogas, a maior parte do uso ilegal e do uso legal de drogas é a pobreza e o desespero.
- O preço das drogas ilegais é determinado por um mercado de alta demanda e não regulado, usar drogas ilegais é muito caro, isso significa que alguns usuários dependentes recorrem ao roubo para conseguir dinheiro e compra-las, a legalização permitiria regular o mercado, nosso sistema judiciário seria aliviado e o número de pessoas em prisões seria reduzido.
- As pesquisas na Inglaterra mostram que quase a metade de todos os adolescentes entre 15 e 16 anos já usou uma droga ilegal, entre os jovens, o uso ilegal da droga normal, na Holanda, onde as leis do uso da maconha são muito menos repressivas, o seu uso entre os jovens é o mais baixo da Europa, a legalização aceita que o uso da droga é normal e que é uma questão social e não uma questão de justiça criminal.
- As pessoas da raça negra correm dez vezes mais risco de serem presas por uso de drogas que as pessoas brancas, a proibição promoveu este estereótipo das pessoas negras, a legalização ajudaria a