analisando a ditadura através da musica
Tema escolhido: repressão.
Música: Pra não dizer que não falei das flores.
Aluno: Daniel Trigo
Série: 8ªQ
Professor: Guilherme
1. Autor e intérprete: Geraldo Vandré – Ano de produção: 1968.
2. Estilo musical: MPB – Instrumento(s): violão, tumba, flauta e viola e em algumas gravações só violão e assobio – Nome do disco: Na época a música não foi colocada em nenhum disco devido a censura, hoje a música está em alguns discos como: Geraldo Vandré – Pérolas.
3. A música foi censurada. – O autor e cantor se auto exilou devido a situação política do país(que engloba a censura), mas não deixou de fazer músicas, então a conseqüência principal foi o seu auto exilamento.
4. Homem paraibano que nasceu em 1935, aos 14 anos já começava na música, fez a música “Pra não dizer que não falei das flores” popularmente conhecida como “Caminhando”, para o povo esse foi o hino da resistência contra a ditadura militar, com a difícil situação do país, se auto exilou, rodou vários países e fez outras músicas, hoje ele ainda se mantém no isolamento.
5. A música expressa claramente a repressão do governo sobre o povo, na música ele diz “Vem vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e “Há soldados armados” ao ouvir isso e alguns outros trechos da música, na hora se imagina a cena do povo andando, tentando lutar pelos seus direitos e os policias que na época eram o governo os impedindo(os “censurando”).
6. Jovens estudantes e hippies. A música inspirou movimentos de protesto direcionados aos militares.
7. O povo precisa agir, juntos podem vencer, os militares estão lá mas nem eles próprios sabem o que estão fazendo, o povo deve caminhar junto sabendo que a certeza(da vitória) está pela frente.
8. Era muito rígida e criou até o censo onde se passavam as músicas após serem feitas, e se tivessem alguma palavra ou frase contrária ao governo, era censurada e não era