Amostragem
LÍVIA MARIANA SOARES DO NASCIMENTO
QUESTÕES AVALIATIVAS
AMOSTRADOR
Paracatu – MG
Abril/2015
Amostragem
A amostragem é uma valiosa ferramenta para o controle do processamento mineral, importante para a otimização e maximização da recuperação e do teor.
Sua impotância é ressaltada quando entra em jogo a avaliação de depositos minerais, o controle de processos em laboratórios e industrias e a comercialização dos produtos. Uma amostragem mal conduzida pode resultar em prejuizos vultosos ou em distorção dos resultados, além de consequências técnicas imprevisíveis.
Amostrador Vezin
Os amostradores do tipo Vezin são equipamentos projetados para reduzir amostras minerais granulares secas ou empolpadas. Sua aplicação típica se faz em torres de amostragem. Na forma de amostrador secundário, causa reduções no material amostrado pelo amostrador linear. Podem ser produzidos com revestimentos anti-abrasivos ou resistentes à corrosão, dependendo do material amostrado. Disponíveis em diâmetros-padrão de 10, 20, 24 e 48 polegadas, podem ser fornecidos com um, dois ou quatro cortadores.
O amostrador Vezin é indicado para amostragem de polpa, mas pode também ser utilizado para sólidos. Este modelo de equipamento geralmente é instalado em tubulaçõese coleta o material fazendo um movimento circular desviando parte do fluxo para uma tubulação externa descarregando em um recipiente ou um divisor de polpas.
A torre de amostragem é composta por : Amostrador primario, que opera com movimento linear, transversal ao fluxo de material e são equipados com dois sensores fim de curso que deveram atuar desligando o motor ao final de cada coleta de um incremento primario. Amostrador secundário, que opera com movimento linear, transversal ao fluxo de material e são equipados com dois sensores fim de curso que deveram atuar desligando o motor ao final de cada coleta de um incremento secundario.