AMIZADE POR ARISTÓTELES
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
AMIZADE POR ARISTÓTELES
GUARAPARI
2014
ANGÉLICA PAIXÃO
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
AMIZADE POR ARISTÓTELES
NOME DOS AUTORES:
ÁLLEX WILLYAN SILVA
ALLYSON SOUZA DE LIMA CASTRO
CARLOS EDUARDO SIQUEIRA PRIORI
DIEGO SANTANA FRAGA
GUILHERME CORADELLO
MATEUS DE OLIVEIRA PEDRO
MATHEUS MOREIRA DOS SANTOS
YGOR BRANDÃO DOS SANTOS
GUARAPARI
2014
ANGÉLICA PAIXÃO
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
AMIZADE POR ARISTÓTELES
Trabalho em grupo apresentado ao professor Claudio José Zamborlini como requisito parcial para aprovação na disciplina de Filosofia da E.E.E.F.M. Angélica Paixão.
.
GUARAPARI
2014
RESUMO
Aristóteles, juntamente com Sócrates, foi um dos fundadores da filosofia ocidental e um dos grandes pensadores do mundo contemporâneo. Ele dava muito valor à inteligência e ao desempenho humano, achava que esta era a única forma de chegar à realidade. Aristóteles valorizava a inteligência e o conhecimento e achava que só desta forma as pessoas podiam desenvolver. O pensamento aristotélico baseava-se fundamentalmente na lógica, física, psicologia, biologia e metafísica.
Para Aristóteles a amizade é dividida em 3 partes:
• A amizade utilitarista, onde alguém tem pessoas consigo apenas para usufruir de seus bens (materiais ou quaisquer outros benefícios);
• A amizade prazerosa, onde alguém tem pessoas consigo apenas por lhe proporcionarem festas, ou algo do gênero, estando apenas nos momentos bons;
• A amizade virtuosa, esta necessita de uma atenção especial: nela as pessoas andam lado a lado por ter como finalidade lutar pelo bem, querendo o bem uma da outra. Estas também precisam pensar da mesma maneira. Uma amizade perfeita.
Para ele, pessoas diferentes não podem ser amigas, mas como ninguém é igual a ninguém, são apenas