Ambientalismo
A questão ambiental ganhou notoriedade na década de 70 em razão dos movimentos políticos. Em 1971, surgiram duas das maiores organizações ambientalistas internacionais ainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth, sendo o primeiro mais conhecido no mundo.
O Greenpeace é uma Organização Não-Governamental (ONG) que objetiva chamar a atenção e mobilizar as pessoas quanto às questões ambientais através de ações inusitadas e extravagantes, desse modo, expõe o poluidor, que via de regra, é uma empresa e que se preocupa com a imagem vendida aos consumidores. A ideologia dessa ONG consiste na desobediência civil e em atos sempre presenciais.
Atualmente, as ONG´s presentes em todo o mundo focam sua luta nos seguintes temas: alterações climáticas da Terra, extinção de espécies, biodiversidade, deterioração da camada de ozônio, chuva ácida, produtos transgênicos e produtos radioativos.
No Brasil, as principais lutas do Greenpeace e de outras ONG´s são: Amazônia – objetivo: buscar maneiras de desenvolver a região usando a floresta de forma sustentável e evitar o desmatamento; os alimentos transgênicos – consideram inaceitável poluir geneticamente o meio ambiente para beneficiar poucas multinacionais; e os poluentes orgânicos resistentes (POP´s) substâncias basicamente orgânicas que contém cloro na composição (organoclorados).
Então por ambientalismo entenda-se a promoção da conservação e recuperação do meio ambiente. O ambientalismo assume duas facetas: a política e a científica. A primeira pressupõe o assumir do ambientalismo, ou "Política Verde", como objeto de luta política, podendo ser moderado ou radical, nem sempre científico; a segunda, não descurando o ativismo e mesmo alguma