ALUNO
A História da Filosofia não é apenas um relato histórico, mas as transformações do pensamento humano ocidental, A História da Filosofia pode ser estuda a partir de quatro períodos:
1. Filosofia Antiga: Grega
2. Filosofia Medieval: Cristã
3. Filosofia Moderna
4. Filosofia Contemporânea presença
Filosofia Medieval Crista constituiu-se do pensamento cristã e da ciência antiga. A ciência antiga tinha como base o dogmatismo era especulativa e partia de interpretações da Bíblia e era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. A concepção medieval cristã via o homem como o ser supremo da criação divina e a terra era o centro do universo (geocentrismo). O novo período – Idade Moderna vai significar uma ruptura com essa concepção de mundo dogmática, que não permitia a reflexão e a crítica.
Após a Idade Média, há um período de transição entre o século XV e XVI para a Idade Moderna, que significou ruptura com a tradição anterior cristã, fundamentada em Deus, e passou-se a valorizar o homem. É o período chamado Humanismo Renascentista, é o momento em que se rompe com a visão sagrada e teológica na arte, no pensamento, na política, na literatura. Valoriza-se o homem e rompe-se com o pensamento teocêntrico, que considera Deus como o centro de tudo, e a Ciência Antiga.
O humanismo renascentista
Nasceu na península itálica, sendo um período de transição entre a Idade Média e a Moderna. Rompeu com a filosofia cristã da escolástica medieval e, valoriza o saber dos gregos antigos, retomando a concepção do humanismo.
O homem e seus atributos de liberdade e razão passam a ser importantes novamente, e não apenas as o mundo divino. Nas artes predomina os temas pagãos, afastados da temática religiosa. É a arte voltada para o homem comum, não mais reis e santos. Valoriza-se o corpo e a dignidade humana.
Outro fator importante que levou a mudança do pensamento moderno foi à descoberta do Novo Mundo, pois