alteridade coconto de Clarice Lispector

1460 palavras 6 páginas
Alteridade no conto Feliz aniversário de Clarice Lispector

Priscila Aparecida Aguiar

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo, fazer uma análise do conto “feliz aniversário” da obra Laços de Família de Clarice Lispector, onde é retratado o preconceito e a descriminação com a mulher e ainda idosa. Como base para minhas observações será utilizado os seguintes teóricos: Rogel Samuel e Luciene Oliveira Rosário e Luciana Sciarretta .

Palavras-chave: Velhice, Feliz aniversário, Clarice Lispector.

1-Introdução

Ao longo dos anos temos percebido a descriminação com a mulher, criando estereótipos que a julgam como sexo frágil e desprovida de desejo. No conto de Clarice Lispector além de mulher a personagem é idosa , fazendo assim com que agrave esse julgamento imposto pela sociedade e comprovado pela história e narrativas literárias.
Rogel Samuel (1997) diz que a finalidade da arte é a própria arte. Sendo assim, a finalidade da literatura é ou está na própria literatura. Contudo, contrariando o pensamento deste teórico, percebe-se que denunciar as injustiças sofridas por esse sexo, suas angústias e temores faz parte da literatura não gratuita, aquela não se serve da arte ‘apenas pela arte’, mas faz uso do discurso literário para denunciar e informar, como nos casos de obras que tratam de temas relacionados a mulheres, idosos, negros, pobres e inúmeras outras classes.
Diante de uma sociedade preconceituosa as relações familiares se tornaram irrelevantes, e tem desencadeado uma série de imposições e obrigações que , no texto, deixa claro, a total falta de interesse e vontade de realiza-los.
Por meio de pesquisa exploratória foram estabelecidos critérios, métodos e técnicas para a elaboração deste estudo, visando oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, em: obra literária, críticas, artigos

Relacionados