ALINE
O que ele falou para Dona Vânia sobre as sobras de dinheiro é muito comum em todas as empresas. Como vimos, muitas vezes alguns empresários não se programam corretamente e, quando aparecem sobras, acham que está tudo bem.
Porém, no outro dia, acontece uma falta muito maior que a sobra anterior. Se o empresário gasta o dinheiro que sobrou, terá que pagar juros e multas para saldar seus pagamentos.
Identificado o problema, Seu Anésio nos dá a dica da solução. Em outras palavras, é preciso traçar uma estratégia* de vendas e de custos para mudar a situação.
Dona Vânia, por sua vez, entendeu o que Seu Anésio queria dizer! Analisar detalhadamente cada custo e estabelecer o nível mínimo de estoque - just in time, ou seja, ter um estoque mínimo e ir adequando a compra programada de acordo com as vendas, é parte da estratégia para solucionar o problema.
Paulo estava aprendendo muito com a análise das alternativas para aumentar a receita do restaurante dos seus amigos. Ele lembrou que, além de controlar os gastos, seria preciso tratar da outra parte da estratégia que é a parte de vendas:
- Estas medidas que você falou, Seu Anésio, são muito importantes! Mas lembrem-se de que vocês também podem aumentar as receitas do restaurante.
Jorge, feliz com a observação do amigo, acrescentou:
- A empresa deve ser analisada como um todo, pois qualquer decisão interfere em todos os setores. Devem ser analisados outros fatores além do financeiro para chegar nesse equilíbrio.
Perceba a importância do que Jorge falou. Uma empresa não se constrói a partir de fatores isolados. Você já observou que cada pequena alteração que é feita em um processo de uma empresa afeta todos os outros?
As análises devem ser feitas e, em seguida, deve-se avaliar muito bem as atitudes a serem tomadas, concorda?
Só assim teremos uma solução verdadeira para o problema.
Um bom exemplo dessa situação são as reformas e as