alimentos
O objetivo da aula foi de obter técnicas de coloração de lâminas, revelando a dimensão e os componentes estruturais de cada célula, a partir do azul de metileno. Através do microscópio ótico observa a estrutura das bactérias da boca, as leveduras do fermento biológico e a estrutura da cebola.
Objetivo:
Obter técnicas de coloração de lâmina
Materiais:
Equipamentos: microscópio ótico e bico de bunsenReagente: azul de metileno
Materiais diversos: lâmina, conta gotas e água destilada
Métodos:
Primeiramente foi feita a retirada das células da boca com um palito de dente, logo em seguida as células foram colocadas na lâmina, depois foi feito o esfregaço. Logo após o esfregaço secamos a água que tinha nas células no bico de bunsen para que pudesse visualizar as células melhor. Depois foi adicionado azul de metileno que foi deixando 1 minuto na lâmina. Foi feita a limpeza da lâmina com água destilada, a lâmina foi de novo para o bico de bunsen para se seca e então as células foram analisadas no microscópio ótico. O mesmo procedimento foi feito com a cebola e com o fermento biológico (leveduras).
Resultados:
Na objetiva 4 não foi visualizado as estruturas da célula nitidamente. células da boca células leveduras Células da cebola
Na objetiva 10 podemos visualiza um pouco melhor a estrutura, principalmente a da cebola. Células da boca células leveduras Células da cebola
Na objetiva 40 visualizamos a estruturas nitidamente CÈLULAS DA BOCA
CELULAS DAS LEVEDURAS
CÉLULAS DA CEBOLA
Conclusão:
De acordo com os argumentos apresentados, conclui-se que a aula prática sobre coloração das células, foi possível visualizar as determinada estruturas das células. Sendo que foi uma aula produtivas pois pode-se visualiza alguns tipos de estruturas e diferencia cada célula.