alicate amperimtro

422 palavras 2 páginas
Aplicações:
O Amperímetro-Alicate pode ser utilizado para medições de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), sendo que, em cada uma das situações seu aspecto construtivo difere. Esse tipo de equipamento geralmente é usado para medição de correntes de alta intensidade, uma vez que para baixa intensidade de Corrente o erro relativo pode comprometer a confiabilidade da medição. Essas aplicações serão esclarecidas mais adiante.
Os Amperímetros convencionais, além de exigirem a interrupção do circuito para efetuar uma medição, são fabricados para valores relativamente pequenos de Corrente, devido aspecto de isolamento e segurança, o que torna o "Amperímetro-Alicate" imprescindível em determinadas circunstâncias.
Funcionamento e Construção (AC) :
Principio de Medição:
Devido às limitações dos componentes e dispositivos elétrico-eletrônicos, existem impossibilidades de construção de circuitos para medição de altas correntes, o Amperímetro-Alicate faz uma medição indireta do valor da corrente.
O Instrumento trabalha com uma relação de transformação, ou seja, o valor real da corrente dividido por um fator constante e só então passa pelo circuito onde é mensurado, segundo o princípio de um TC - transformador de corrente.
Aspecto Construtivo:
O Amperímetro-Alicate é constituído por uma pinça (Alicate) de medição, conectada ao corpo do alicate onde temos um circuito interno que analisa a corrente de entrada (Corrente Transformada) e apresenta o valor real em um mostrador.
A Pinça é construída com material ferro-magnético e pode ser aberta para que o condutor, no qual se deseja medir corrente, esteja inserido dentro do circuito magnético. Neste caso o Primário do TC possui uma única espira formada pelo próprio condutor no qual se deseja medir corrente. Ainda na Pinça está o Secundário do TC com um número maior de espiras, de forma a reduzir a corrente no secundário.
Do Secundário, a corrente segue para o corpo do Amperímetro-Alicate onde passa pelo

Relacionados