Algumas teorias de enfermagem
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CURSO DE ENFERMAGEM
EVELLYN FERNANDA G. MENDES
JULIANE ABREGOS FERREIRA
MÔNICA REGINA DE SOUZA
THAIS SAAB F. DE ALMEIDA
THAYS P. CAVALCANTI
WENDE KAUANY F. DA SILVA
TEORIAS DE ENFERMAGEM
CAMPO GRANDE
2013
EVELLYN FERNANDA G. MENDES
JULIANE ABREGOS FERREIRA
MÔNICA REGINA DE SOUZA
THAIS SAAB F. DE ALMEIDA
THAYS P. CAVALCANTI
WENDE KAUANY F. DA SILVA
TEORIAS DE ENFERMAGEM Trabalho apresentado à disciplina de Processo de cuidar IV, 5º semestre, turma A, como requisito para obtenção de nota no curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Profº: Fernanda Rodrigues
CAMPO GRANDE
2013
INTRODUÇÃO
Como futuros profissionais da enfermagem, não poderíamos deixar de estudar sobre grandes pessoas estudiosas e inteligentes que trouxeram essa profissão da área da saúde e bem estar oferecida ao próximo e que amanha poderá ser um de nós que necessitará de um cuidado especial, de uma assistência, então enquanto esse amanhã não chegue buscaremos saber sempre mais e contribuir para realização de propostas de implementação para a saúde de nossa nação. No decorrer deste trabalho, iremos abordar as teorias que contribuíram para a história da Enfermagem e para a construção de um modelo de Enfermagem com suas características próprias.
Teoria de Martha Elizabeth Rogers
Martha Rogers, de naturalidade americana, desenvolveu sua Teoria de Enfermagem apresentando-a em 1970, com atualização em 1992, com orientação para campos da energia e padrão de ondas. O foco de sua teoria foi o ser humano como um todo, ou seja, o modelo conceitual do homem.
. [pic]
Quando os seres humanos começaram a