algorítimo
Introdução:
Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportadas e podem ser classificados conforme o processamento, tarefas, usuários e interface.
Classificação quanto a Processamento
Multiprocessados
O SO distribui as tarefas entre dois ou mais processadores. Se os processadores estivem na mesma máquina fisica, o sistema é chamado de Sistema Multiprocessado Fortemente Acoplado. Caso esteja em máquinas diferentes, trata-se de um Sistema Multiprocessado Fracamente Acoplado.
Sistemas Fortemente Acoplados
Caracteriza-se pela existencia de varios processadores compartilhando uma unica memoria fisica e dispositivos de E/S. Sendo gerenciados por apenas um sistema operacional, conhecidos como sistemas de multiprocessadores.
Sistemas Fracamente Acoplados
Caracterizam pela existencia de dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cadas sistema funciona independente, possuindo seu proprio sistema operacional e gerenciando seus proprios recursos, como CPU, memória e dispositivos de E/S, conhecidos como sistemas multicomputadores.
Classificação quanto a Tarefas.
Monotarefa
Esse tipo de S.O. se caracteriza por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados a execução de um único programa, ou seja pode-se executar apenas um processo de cada vez.
Exemplo: MS-DOS.
Multitarefa
Além do próprio SO, vários processos de utilizador (tarefas) estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. O compartilhamento de tempo no processador é feito de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados simultaneamente. Cada processo recebe um tempo para ser executado. Ao final desse