Alfabetização e Letramento: saberes para a vida toda
(Projeto de pesquisa)
Faculdade Internacional Signorelli
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento
Módulo 2 – Letramento e Alfabetização
Aluno (a) Sandra Regina de Oliveira
Polo – Nova Iguaçu
INTRODUÇÃO
A alfabetização na contemporaneidade tem sido um dos grandes desafios do educador em sala de aula. Quando se fala em alfabetizar e letrar as nossas inquietações aumentam. Como dar conta da leitura e da escrita de 35/40 crianças em um período de tempo com tantas adversidades do externo da escola que influenciam e eu diria até que direcionam os saberes do aluno? Em que ponto erramos ou acertamos quando um aluno consegue e o outro não consegue alcançar os nossos objetivos? Os objetivos são nossos? São da escola? São do aluno? Como fazer a prática diária da nossa sala de aula ser atrativa e interessante? A busca de respostas para todas essas dúvidas gera uma inquietação no educador ao ponto dele querer sair da sua zona de conforto e buscar respostas. Daí ele se apoia na pesquisa bibliográfica, nos escritos de pessoas conceituadas do ramo no afã de encontrar respostas e dissipar todas as dúvidas e preocupações.
A tentativa de achar um conjunto de práticas e tarefas que de conta de todo o processo ensino/aprendizagem de maneira uniforme é frequente e inevitável, até que nós mesmos se voltemos com um olhar crítico para as nossas convicções e percebamos o quanto elas são frágeis e efêmeras no cenário que ora se apresenta.
Se em outras épocas o desafio era puramente decodificar signos para a melhor recitação de orações e textos religiosos1, sem a pretensão de distinguir signos de significados, o desafio da atualidade é outro, o homem de hoje, em toda a sua multiplicidade, possui outras necessidades para se adequar e conviver com o mundo de hoje. Nessa ordem, a sala de aula, fica ainda mais fragilizada quando se considera os diversos contextos