Agronomia
De forma simplificada, podem-se agrupar as propriedades em dois subsistemas de produção: um subsistema tradicional (extensivo) e um subsistema melhorado (semi-intensivo ou intensivo).
No subsistema tradicional, predomina a pecuária extensiva, dependente basicamente do suprimento de nutrientes pelos pastos, restringindo-se à suplementação alimentar ao fornecimento de sal comum e/ou suplemento mineral aos animais. A suplementação na época da seca é feita somente com suplemento ureado (20 a 30% de uréia na mistura mineral) ou um proteinado de baixo consumo. Nesse subsistema, não há investimento em melhoria da qualidade das pastagens, que se encontram em estágios variados de degradação, a produtividade anual é abaixo de 120 kg de peso vivo ou menor que 4 arrobas por hectare ano. As taxas de desmama, normalmente, são abaixo de 60%, com a idade de abate dos machos e a idade ao primeiro parto da matriz acima dos 42 meses de idade. Nesse subsistema o ganho médio de peso diário dos animais durante as águas situa-se entre 0,4 e 0,5 kg/cabeça, e na época da seca, os animais mantêm peso, ou podem chegar a perder uma arroba no período.
No subsistema melhorado, é crescente a preocupação com a manutenção e melhoria da qualidade das pastagens, verificando-se maior emprego de fertilizantes, utilização de rotação e/ou irrigação de pastagens e implantação de culturas forrageiras anuais de inverno e verão. A suplementação mineral durante a época das águas é