Adolescência
Adolescência surge em período partícula de vida de uma pessoa, ela situa ente a infância e a vida adulta, O termo "adolescência" vem do latim adulescens ou adolescens – particípio passado do verbo adolescere, que significa crescer. Conforme a psicanalista Luciana Gageiro Coutinho, professora da Faculade (UFF),diz que “ Adolescência foi criada por volta do final do século XIX, pelo individualista romântica.” Foi então que adolescência começou ser estudada mais a fundo observada.
Cada cultura sociedade tem uma forma de agir com seus jovens, adolescência na família moderna ocorreu através de muitas transformações socioeconômicas que a civilização ocidental passou ao longo dos séculos, com isso veio o individualismo podemos dizer que foi através do romantismo e a modernidade que disseminaram o individualismo. No século XX, adolescência passou a ocupar um lugar cada vez maior em nossa sociedade. Com agregação da escolaridade varias áreas de conhecimento, a dependência dos jovens em a relação aos pais cresceu.
Antigamente dizemos que não existia adolescência pois não tinha um intermédio assim que a pessoa já estava com determinada idade, elas já eram de uma forma “prometida”, os pais já arranjavam casamento para que o individuo já cedo começava sua vida adulta formando família e junto já adquirindo alta responsabilidade. Mas hoje é bem diferente a realidade temos esse espaço entre a infância e a idade adulta; hoje nossa sociedade idealiza adolescência como um período em que a ordem é aproveitar a vida, e cada vez mais todos desejam ser adolescentes eternamente, a situação da adolescência do início do século XXI é bem diferente da adolescência do século XX.
Pois antigamente nossos jovens tinha uma vida mais pacata, calma e hoje nossos jovens estão expostos ás mudanças aceleradas que vem passando a sociedade contemporânea. Entre essas mudanças podemos destacar a tecnologia, grande índice de consumo, celulares, internet ,violência etc.