Adolescencia
Este tema foi escolhido com o propósito de tentar entender o que leva as adolescentes quererem engravidar cada vez mais tão precocemente. Sua metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e em materiais disponibilizados na internet. Afinal a gravidez quando acontece no período da adolescência, período em que ocorrem mudanças físicas, psicológicas e comportamentais pode acarretar sérios problemas, pois muitas adolescentes que engravidam precocemente não estão preparadas emocionalmente e nem financeiramente para assumir uma criança.
Objetivos
GERAL: * Apresentar as causas e conseqüências da gravidez na adolescência.
ESPECÍFICOS:
* Mostrar a adolescência e a gravidez na concepção histórica e nos contextos sociais. * Conhecer quais são os riscos e as maneiras de como evitar a gravidez na adolescência.
Problemática
* Quais as causas e conseqüências reais da gravidez na adolescência?
Resposta
Podemos ressaltar que as principais causas da gravidez na adolescência é a ausência de diálogo com os pais sobre a vida sexual e o início precoce de relações sexuais por influência de grupo de amigos, pois muitas adolescentes que engravidam precocemente nunca conversaram com seus pais sobre relação sexual por medo de alguma repreensão, portanto um diálogo saudável entre pais e filhos é essencial e pode evitar vários problemas futuramente para ambas as partes. E as principais conseqüências da gravidez na adolescência é em relação aos estudos e a perca de liberdade total, pois uma das primeiras coisas que uma adolescente grávida deixa de fazer é estudar a mesma tem que se afastar dos estudos para cuidar dos filhos quando pequenos e em seguida tem que começar a trabalhar e dificilmente terá tempo para voltar um dia à estudar e também a adolescente grávida e/ou mãe não terá mais liberdade não irá poder nem mais sair para se divertir com os amigos.
Primeiro Capítulo
No primeiro capítulo será apresentado o conceito de