Administração
O Marketing está intimamente ligado aos desejos e satisfações das pessoas e da sociedade, sendo um processo por meio dos quais pessoas buscam adquirir tudo o que desejam com a criação, oferta e com a negociação de bens e serviços de valor com o próximo.
A American Marketing Association oferece a seguinte definição: o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para seus clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Lidar com processos de troca exige boas doses de trabalho e habilidade. (KOTLER e KELLER, 2006, p.4).
Existem algumas definições diferentes de marketing, uma delas sobre a visão gerencial, onde o marketing acaba sendo conhecido como “a arte de vender produtos”. Sendo assim, as pessoas se surpreendem ao ouvir que o mais importante do marketing não está na venda de um produto.
Segundo Peter Drucker, a questão do Marketing:
Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí basta tornar o produto ou o serviço disponível. (KOTLER e KELLER, 2006, p.4).
Em Gestão, Marketing é o processo que define quais serão os bens ou serviços que poderão interessar aos consumidores, além das estratégias utilizadas nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio, para que a organização obtenha sucesso em seus objetivos.
2.1 Conceitos Centrais do Marketing
Baseado nas definições de marketing, podemos ainda analisar alguns conceitos centrais que precisamos entender e compreender melhor as funções do marketing.
2.1.1 Necessidades, desejos e demandas
Segundo KOTLER e KELLER (2006, p.22), o