Administração
O presente trabalho, produto de investigação realizada com bases de pesquisa, trata dos índices de liquidez, mostrando a importância dos mesmos para se ter uma idéia da saúde financeira das empresas. Sendo abordado no referido trabalho quatro tipos de índices:
-O índice de liquidez geral que irá refletir a situação financeira de forma global, servindo como base para se detectar a capacidade de pagamento à longo prazo da empresa;
-O índice de liquidez corrente, que é um índice muito divulgado, e que com muita freqüência é tido como o melhor indicador da situação de liquidez, revelando a capacidade que possui a empresa em quitar suas dívidas de curto prazo com o seu ativo circulante.
-O índice de liquidez seca considerado como o mais rigoroso dos índices, uma vez que elimina os estoques que são considerados como fontes de incertezas e responsáveis por muitas vezes se ter uma falsa idéia de liquidez.
Este índice revela se a empresa depende dos seus estoques para ter uma liquidez equilibrada.
-E o índice de liquidez imediata que por sua vez mostra se a empresa somente com as suas disponibilidades é capaz de honrar suas obrigações de curto prazo.
PALAVRAS-CHAVE
Capacidade de Pagamento, Liquidez Geral, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Corrente.
INTRODUÇÃO Hoje se fala em nova era, a era da informação, do conhecimento científico, das novas tecnologias, da globalização, o que faz com que as empresas venham a cada vez mais sentirem necessidade de procurar mecanismos cada vez mais eficazes para enfrentarem o grande mercado competitivo existente. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar os índices de liquidez, capazes de mostrar a capacidade que as empresas têm para saldarem seus débitos frente aos seus credores e poderem assim ganhar credibilidade e conseguirem novos empréstimos.
DADOS DA EMPRESA
Nome completo
Bicicletas Monark