administração negociação
O bacharelado em Administração é um dos cursos com o maior número de formandos a cada ano.
Isso dá uma ideia de quão concorrida é a área. "O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país", diz Maria Campos Lage, coordenadora do curso do Mackenzie. "Neste momento, o país está em fase de expansão em algumas áreas, por conta dos grandes eventos internacionais programados e dos programas de governo." O administrador é procurado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. "Existem ainda as funções emergentes, como gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade", diz a coordenadora do Mackenzie. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. Sul e Sudeste têm as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.
Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas.
O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção: determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA; Logística, da Univali; e empreendedorismo da Fainam-SP e